Dança Cigana atrai público em S. Bernardo

Base teórica unida à prática habilita os alunos

O contato com componentes da cultura cigana ainda é pouco explorado, sendo tratado com receio pela maioria das pessoas. Porém, uma das vertentes dessa cultura mais conhecida, a dança cigana, pode ser encontrada por meio de aulas ministradas pelo professor Ávallos Ernandes Gutierrez de Mendonça, no bairro Demarchi, em São Bernardo. Os encontros ocorrem todas às terças-feiras, das 20:30 horas às 22:00 horas.

Na dança típica cigana, abordada neste curso, a mulher dança descalça, com saia rodada até o tornozelo, sem coreografia, direcionando-se muitas vezes pelo olhar do parceiro. “A dança cigana que ensino é típica, não coreografada. Primeiro explico historicamente sobre a cultura, para que o aluno passe a saber que o cigano é uma etnia, com características próprias, com língua (romani), com organização e costumes sociais, que trabalha, e não uma religião, como muitos acham. Depois foco na prática pela dança. Levo os alunos às festas, eventos e atividades extras”, explicou Ávallos, sobre seu método que já formou 150 alunos durante os oito anos nessa área.

Em seu trabalho, Ávallos também aplica um foco individual em cada aprendiz, mediando os bloqueios, como a timidez, com a meta no desenvolvimento humano. O público que costuma por esse curso é de faixa etária diversa, mas composto majoritariamente por mulheres. O curso é composto pela fase básica (12 meses) e pela fase avançada (24 meses). “No começo trabalho pontos específicos, como quadril, mãos e giros, depois acrescento instrumentos, dentre os quais estão o lenço, leque, pandeiro, fita, castanholas e punhal. Os alunos só se apresentam nos eventos após a conclusão do básico e de pelo menos quatro meses do avançado”, disse o professor.

Os ciganos ainda são vítimas de constante preconceito. Sobre uma das atividades extras Ávallos destacou um fato: “Nós fomos vestidos de ciganos para o shopping Metrópole, para observar como seriamos tratados pelos gadjos (não ciganos). Alguns olhavam com admiração, outros com desprezo. Durante todo o passeio fomos perseguidos por seguranças”.

Além de dar aulas, ele promove palestras e coordena o grupo Estrella de Sarah Kali, o qual já existe há oito anos. O grupo é formado por alunos e se apresentam em eventos culturais do ABC e São Paulo, como o “Revelando SP”, por meio da dança. “Geralmente o público que assiste se interessa e é bastante receptivo, como na apresentação no CAPS (Centro de Atendimento Psicosocial), no Paço”. Ávallos já ofereceu este curso gratuitamente no Juventude, pela Prefeitura de São Bernardo, até o início deste ano.

Quatro alunos desse projeto continuaram com as aulas no Demarchi, como a estudante de Psicologia, Taís Fecher Gashler. Ela pesquisa a cultura cigana desde a adolescência: “Em sites de relacionamento pude conversar com ciganos e pessoas que conhecem o tema, tanto que encontrei uma moça que faz aula comigo”. A estudante indicou para interessados no assunto o livro “Enterrem-me em pé”, da norte-americana Isabel Fonseca, sobre a história, identidade complexa e expansões dos ciganos.

Em relação aos benefícios, ela citou: “O professor trabalha em cima das nossas dificuldades, facilidades e jeito de lidar com as situações. Trabalhando o corpo, consequentemente trabalhamos nossos bloqueios”. Dentre os costumes ciganos, Taís destacou: “O que mais admiro nos ciganos é o respeito que eles têm aos idosos, pedindo conselhos, e a consideração pelas crianças, as primeiras a serem alimentadas e vestidas”.

JARIZA RUGIANO

Anúncios
Published in: on maio 14, 2010 at 12:04 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://taihka.wordpress.com/2010/05/14/danca-cigana-atrai-publico-em-s-bernardo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: