ONU alerta para situação de minorias e migrantes na Itália

12 de Março de 2010 – 21h01

Em visita de dois dias ao país, Navi Pillay, alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, diz que teve a chance de conhecer a realidade de algumas questões discutidas com o governo italiano, como a situação das minorias, dos migrantes e aqueles que procuram asilo na Itália.

Em comunicado, ela disse que manteve encontros com autoridades italianas, ministros e representantes de organizações não governamentais.

Instituição

Navi afirmou que visitou dois campos de ciganos na periferia de Roma e ressaltou que teve a chance de conhecer a realidade de algumas questões discutidas com o governo italiano, como a situação das minorias, dos migrantes e aqueles que procuram asilo na Itália.

Ela também disse que enfatizou às autoridades a necessidade de liberdade de imprensa e o estabelecimento de uma instituição de promoção e proteção de direitos humanos no país.

Segundo Navi, as preocupações centrais relacionadas aos migrantes estão ligadas à políticas de criminalização e segurança que levam homens, mulheres e crianças que não cometeram nenhum delito a passar mais tempo na prisão do que os próprios condenados.

Ciganos

Ela afirmou que levantou questões sobre os direitos humanos dos ciganos, como cuidados com a saúde e educação, especialmente os que vivem em acampamentos espontâneos.

Navi ressaltou que estava alarmada com relatos negativos sobre migrantes e ciganos por parte da mídia, políticos e autoridades.

Segundo ela, uma pesquisa com mais de 5,5 mil reportagens de televisão mostrou que apenas 26 não relacionavam imigração com crimes ou segurança.

Fonte: Rádio das Nações Unidas

Anúncios
Published in: on abril 5, 2010 at 5:15 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://taihka.wordpress.com/2010/04/05/onu-alerta-para-situacao-de-minorias-e-migrantes-na-italia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: