Beja: PSP expulsa ciganos romenos e espanhóis do Parque de Campismo

<!– –> “A PSP, a pedido da Câmara de Beja, proprietária do Parque de Campismo da cidade, expulsou esta manhã daquele recinto 25 famílias, num total de 125 pessoas, por suposta violação das regras do equipamento. Todos os cidadãos estavam em “situação legal” no nosso país, explicou à agência lusa o comissário Nuno Poiares, da PSP de Beja.
Mas há questões que se colocam: se estavam legais porque é que foram expulsos? Quem é que decidiu a “suposta violação de regras do equipamento”? Se eram suspeitos de crimes porque é que não foram acusados? E outra: se saíram de Beja – diz a notícia da Lusa que já deixaram a cidade – para onde é que foram encaminhados? Ou, por serem ciganos, esquecem-se logo os mais elementares direitos, liberdades e garantias que todos devemos ter garantidos – ciganos ou não, estrangeiros ou não?”

Carlos Júlio, jornalista

À CICDR

Exmª Alta Comissária Drª Rosário Farmhouse

A notícia acima transcrita saiu no Blog “A Cinco Tons” e também foi referida no Jornal “Voz da Planície”, “RádioPax” e “Diário Digital”, segundo temos conhecimento.

No seguimento do comentário do Jornalista Carlos Júlio, perguntamos se este é o procedimento normal para quem supostamente causa distúrbios? Ou se é a continuação por outras formas da discriminação da comunidade cigana que o SOS Racismo denunciou já há dois anos, por parte da GNR do Distrito de Beja?

Mais uma vez se demonstra que a impunidade leva à continuação da discriminação… Não seria suposto terem que responder perante a Justiça caso sejam responsáveis por tudo o que é relatado?

Como são estrangeiros…não nos vamos preocupar… Já não se fez nada relativamente à inqualificável actuação da GNR de Beja, que aquando de festas de casamento e baptizado, para que fossem permitadas, obrigava (deixou de obrigar?) os elementos da Comunidade cigana a assinar um documento em como se responsabilizavam por tudo o que acontecesse e a não poderem entrar nos estabelecimentos (cafés, restaurantes) da vila ou aldeia.

O SOS Racismo gostava que se averiguasse o que realmente esteve na origem da expulsão.

Anúncios
Published in: on janeiro 14, 2010 at 11:12 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://taihka.wordpress.com/2010/01/14/beja-psp-expulsa-ciganos-romenos-e-espanhois-do-parque-de-campismo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: